O Livreiro
Recensão do LIVRO: "Dois" de Irène Némirovsky
"Dois", de Irène Némirovsky, é um romance que se passa em Paris nos anos 20, e oferece uma análise implacável e cheia de cinismo sobre as complexas relações humanas estabelecidas entre homens e mulheres, pais e filhos, irmãos e irmãs.
A autora, nascida na Ucrânia e de origem judaica, confronta o leitor com estados de paixão que se revelam depois como desencantos, expondo as fragilidades dos alicerces do amor e do casamento, assim como os múltiplos vínculos inquebráveis que os cercam. Através de uma análise lúcida, cruel e irónica, Némirovsky apresenta personagens femininas pouco misteriosas, mas terrivelmente lúcidas quanto ao futuro que reivindicam, e homens aparentemente fortes e encantadores, que acabam por revelar poucas camadas de interesse.
A protagonista, Marianne, filha de um pintor famoso e de uma herdeira rica, conhece Antoine, um sedutor inconstante e egocêntrico, com quem se casa. Essa relação, feita de sentimentos desiguais e pouco recíprocos, é marcada por relações extraconjugais e assentada na força do hábito, nas aparências, na segurança e na passagem do tempo. Némirovsky mostra como esses elementos são tecidos para formar um vínculo conjugal que se revela tanto mais forte quanto mais é forjado na hipocrisia e no constrangimento.
Em "Dois", a autora apresenta um retrato cru e realista das relações humanas, com personagens complexas e bem construídas, oferecendo uma reflexão profunda sobre o amor, o casamento e a condição humana. Seu estilo de escrita é elegante e poético, com uma riqueza de detalhes que transporta o leitor para o cenário da história. É uma obra recomendada para os fãs de literatura contemporânea que buscam uma leitura profunda e envolvente.
RCAMPOSG, 30 de Março de 2023